Atendimento ao cliente

Código Designação Precede Duração
1005001 Serviço ao Consumidor 9 h
1005002 O profissional de vendas - perfil e competências 3 h
1005003 Prospeção de clientes e o funil de vendas 3 h
1005004 As fases da venda 3 h
1005005 Gestão e fidelização de clientes 3 h
1005006 Introdução à Negociação 3 h
1005007 Estratégias de negociação 3 h
1005008 Etapas da negociação 3 h
1005009 Comunicação com clientes 3 h
1005010 Técnicas de atendimento - telefónico 3 h
1005011 Técnicas de atendimento - online 4 h
1005012 Técnicas de atendimento - presencial 3 h
1005013 Gestão de Reclamações 3 h

Serviço ao Consumidor

Importância e aplicabilidade

O atendimento destaca-se, da lista de serviços prestados ao cliente, como elemento de diferenciação entre estabelecimentos e marcas similares e contribui, em determinados setores, para determinar as escolhas de compra do consumidor. Seja nos momentos de pré-venda, venda ou pós-venda, é cada vez mais importante saber comunicar com os clientes e gerir as suas necessidades de modo eficaz e adequado.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os princípios do atendimento de clientes? Como comunicar eficazmente com os clientes/potenciais clientes? O que caracteriza cada uma das fases do atendimento? Qual a diferença entre contact center e call center? O que são operações recetivas, ativas e mistas? O que é satisfação e insatisfação? Como distinguir insatisfação, queixa e reclamação? Qual é a relação entre insatisfação e reclamação? Como gerir eficazmente as reclamações dos clientes? Qual o papel do pós-venda na satisfação e fidelização de clientes? Quais são as principais métricas de rentabilidade dos clientes?

Destinatários

Profissionais da área de vendas: comerciais e vendedores, operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc. Outros interessados nesta temática.

Duração

9 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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O profissional de vendas - perfil e competências

Importância e aplicabilidade

No mercado atual, onde o cliente está cada vez mais consciente de que não necessita meramente de um produto, mas sim da solução para os seus problemas, a função de vender tornou-se mais complexa e difícil. Os vendedores devem apresentar-se como profissionais altamente especializados com capacidade de resolver os vários problemas dos clientes. Um bom vendedor é um profissional que consegue satisfazer os três interessados no processo de venda: ele próprio, o cliente e a empresa que representa.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são as características e atributos de um bom vendedor? ​ Que cuidados deve o vendedor ter com a sua imagem e postura profissional? Como se deve comportar o vendedor na relacão com os clientes?

Destinatários

Todos os trabalhadores com responsabilidade nas vendas, independentemente do cargo desempenhado na empresa. Para além de comerciais e vendedores, este curso também é dirigido a todos aqueles que participam no esforço da venda (operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc). Outros interessados nesta temática.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Prospeção de clientes e o funil de vendas

Importância e aplicabilidade

Prospetar novos clientes é procurar, acima de tudo, novas oportunidades de vendas e, fidelizar estes novos clientes. A prospeção de clientes identifica potenciais clientes e deve ser uma atividade ininterrupta e contínua dentro de cada empresa, de forma a sobreviver perante os desafios do mercado atual com uma forte concorrência.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que é prospetar clientes? ​Quais são as principais técnicas de prospeção de clientes? Que fases compõem a prospeção de clientes? Como lidar com os novos/potenciais clientes?

Destinatários

Todos os trabalhadores com responsabilidade nas vendas, independentemente do cargo desempenhado na empresa. Para além de comerciais e vendedores, este curso também é dirigido a todos aqueles que participam no esforço da venda (operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc). Outros interessados nesta temática.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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As fases da venda

Importância e aplicabilidade

Qualquer venda é um processo dinâmico, com início meio e fim. Compreender e identificar as fases de uma venda permite que o vendedor desenvolva a confiança e estabeleça objetivos e metas de vendas.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são as fases da venda? Que etapas antecedem a venda? Como se deve preparar uma venda? Como conduzir o cliente ao momento de fecho da venda?

Destinatários

Todos os trabalhadores com responsabilidade nas vendas, independentemente do cargo desempenhado na empresa. Para além de comerciais e vendedores, este curso também é dirigido a todos aqueles que participam no esforço da venda (operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc). Outros interessados nesta temática. Aconselha-se a frequência prévia dos cursos “O profissional de vendas – Perfil e Competências” e “Prospeção de clientes”.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão e fidelização de clientes

Importância e aplicabilidade

O pós-venda é um instrumento valioso e essencial para a satisfação, e posterior, fidelização de clientes. Um bom acompanhamento pós-venda é sinal de compromisso, respeito e profissionalismo e o caminho certo para a próxima venda e para o desenvolvimento de um relacionamento duradouro com os clientes.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Que cuidados a ter no pós-venda? ​ O que contribui para a satisfação do cliente após a venda? Como otimizar as vendas cruzadas (cross-selling)? Quais são os aspetos que contribuem para a rentabilidade do cliente? Como se deve contribuir para a fidelização do cliente? 

Destinatários

Todos os trabalhadores com responsabilidade nas vendas, independentemente do cargo desempenhado na empresa. Para além de comerciais e vendedores, este curso também é dirigido a todos aqueles que participam no esforço da venda (operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc). Outros interessados nesta temática. Aconselha-se a frequência prévia do curso “As fases da venda”..

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Introdução à Negociação

Importância e aplicabilidade

Estima-se que a maioria das pessoas passe, pelo menos, 50% do seu tempo a negociar e esse valor, em função de tudo que acontece nos dias de hoje, está a aumentar. A negociação é, atualmente, a aptidão mais importante de um gestor/administrador/executivo.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os objetivos de uma negociação? ​ Como se diferenciam os principais tipos e formas de negociação? Em que consiste o processo de negociação? Que estilos de negociação são mais comuns? Qual o perfil dos intervenientes numa negociação?

Destinatários

Todos os trabalhadores com responsabilidade nas vendas, independentemente do cargo desempenhado na empresa. Para além de comerciais e vendedores, este curso também é dirigido a todos aqueles que participam no esforço da venda (operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc). Outros interessados nesta temática. Aconselha-se a frequência prévia dos cursos ” O profissional de vendas – Perfil e competências”, “Prospeção de clientes”, “As fases da venda” e “Gestão e Fidelização de clientes”.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Estratégias de negociação

Importância e aplicabilidade

A negociação é um processo complexo do ponto de vista racional, emocional e comunicacional e envolve necessidades e interesses que, para serem cumpridos, estão dependentes da capacidade de negociar de ambas as partes.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são as principais estratégias de negociação? Que características apresentam os diferentes modelos de negociação? Quais são as táticas negociais mais utilizadas? Como se deve proceder à análise do contexto da negociação? Quais são os elementos a considerar na avaliação da negociação?

Destinatários

Todos os trabalhadores com responsabilidade nas vendas, independentemente do cargo desempenhado na empresa. Para além de comerciais e vendedores, este curso também é dirigido a todos aqueles que participam no esforço da venda (operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc). Outros interessados nesta temática. Aconselha-se a frequência prévia dos cursos “Introdução à negociação” e “Etapas da negociação”.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Etapas da negociação

Importância e aplicabilidade

Saber negociar é fundamental para qualquer pessoa, especialmente, para qualquer vendedor porque permite fazer o seu trabalho com qualidade, de forma ética, confiável e, acima de tudo, com o objetivo de satisfazer as reais necessidades e interesses do cliente.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Como atuar na fase inicial da negociação? ​Como se caracteriza a condução do processo negocial? Quais são as técnicas de pré-fecho mais utilizadas na negociação? Como chegar ao acordo e comprometimento entre as partes?

Destinatários

Todos os trabalhadores com responsabilidade nas vendas, independentemente do cargo desempenhado na empresa. Para além de comerciais e vendedores, este curso também é dirigido a todos aqueles que participam no esforço da venda (operadores de contact center, técnicos de assistência, consultores, etc). Outros interessados nesta temática. Aconselha-se a frequência prévia do curso “Introdução à negociação”.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Comunicação com clientes

Importância e aplicabilidade

O ato de comunicar é uma das formas fundamentais da existência humana. A comunicação desempenha um vasto conjunto de funções indispensáveis à própria natureza do Homem. Mais do que nunca, e dada a competitividade atual dos mercados, comunicar tornou-se indispensável. Se não comunicamos, deixamos o espaço livre para a concorrência e, além disso, não devemos esquecer que o próprio silêncio é uma forma de comunicação e que, como tal, não escapamos à comunicação evitando comunicar. A forma como comunicamos é essencial para promover um relacionamento interpessoal positivo com o cliente nas diferentes fases da venda.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Que conceitos estão associados à comunicação?​ O que significa Comunicação SCOT? Quais são os principais tipos de clientes? Como lidar com as objeções dos clientes? O que é Marketing de Relacionamento? Que boas práticas de comunicação devem ser utilizadas?

Destinatários

Operadores de contact center, secretárias, comerciais, técnicos que prestam serviços junto do cliente, administrativos de departamentos de apoio ao cliente, operadores de caixa, profissionais da restauração que atendem clientes, etc, são exemplos de profissionais a quem este curso se destina.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Técnicas de atendimento - telefónico

Importância e aplicabilidade

A forma como comunicamos é essencial para promover um relacionamento interpessoal positivo com o cliente, em particular durante o atendimento. Um bom atendimento é o primeiro passo para levar os outros a agirem conforme o esperado. Existem estratégias a ter em consideração, seja no atendimento presencial, telefónico ou eletrónico, e que devem ser do conhecimento de quem desempenha esta função.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os principais tipos de atendimento? Como se deve efetuar o atendimento a clientes? Que boas práticas de atendimento devem ser adotadas? Como lidar com as objeções dos clientes? Que técnicas devem ser adotadas no atendimento telefónico de clientes? Qual o perfil de competências do profissional de atendimento?

Destinatários

Operadores de contact center, secretárias, comerciais, técnicos que prestam serviços junto do cliente, administrativos de departamentos de apoio ao cliente, operadores de caixa, profissionais da restauração que atendem clientes, etc, são exemplos de profissionais a quem este curso se destina.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Técnicas de atendimento - online

Importância e aplicabilidade

O Atendimento online consiste na prestação de serviços antes, durante e pós-venda através do meio virtual (internet). Este meio de comunicação tem a capacidade de oferecer um serviço de qualidade, facilidade e agilidade no atendimento aos clientes, parceiros e fornecedores. Através do atendimento online é possível que a relação entre o cliente e a empresa seja realizada em tempo real e cuja disponibilidade é de 24H por dia, esta dinâmica permite um acompanhamento do processo muito mais eficaz. A gestão do atendimento online permite a racionalizar a utilização de espaços de atendimento, a gestão de recursos humanos e tecnológicos, bem como melhorar o conforto no atendimento.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais as principais técnicas de atendimento online? Qual a importância do atendimento para a construção de uma imagem positiva da empresa? Como comunicar eficazmente? Quais os aspetos fundamentais do atendimento online Como gerir uma reclamação de um cliente?

Destinatários

Operadores de contact center, secretárias, comerciais, técnicos que prestam serviços junto do cliente, administrativos de departamentos de apoio ao cliente, operadores de caixa, profissionais da restauração que atendem clientes, etc, são exemplos de profissionais a quem este curso se destina.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Técnicas de atendimento - presencial

Importância e aplicabilidade

Um bom atendimento é o primeiro passo para levar os outros a agirem conforme o esperado. Um atendimento personalizado permite que o cliente sinta que a empresa se preocupa efetivamente com ele, que o conhece e sabe as suas preferências. Um atendimento com simpatia e boa vontade é fundamental para que o cliente se sinta bem e confie na empresa a longo prazo.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os principais tipos de atendimento? ​ Como se deve efetuar o atendimento a clientes? Que boas práticas de atendimento devem ser adotadas? Como lidar com as objeções dos clientes? Que técnicas devem ser adotadas no atendimento presencial de clientes? Qual o perfil de competências do profissional de atendimento?

Destinatários

Operadores de contact center, secretárias, comerciais, técnicos que prestam serviços junto do cliente, administrativos de departamentos de apoio ao cliente, operadores de caixa, profissionais da restauração que atendem clientes, etc, são exemplos de profissionais a quem este curso se destina.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão de Reclamações

Importância e aplicabilidade

A resolução atempada de uma reclamação contribui para a satisfação do cliente. A gestão de reclamações permite às empresas reduzir o número de reclamações, minimizar o impacto negativo na relação com o cliente e recuperar e fidelizar os clientes. Por isso, a empresa deve assumir a política de gestão de reclamações como uma responsabilidade crítica.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Qual é a diferença entre a insatisfação, a queixa e a reclamação? Porque é que surgem as reclamações? Como é que se caracteriza o comportamento reclamante? Como deve ser feito o registo e o tratamento das reclamações? Quais são as técnicas de atendimento e acompanhamento das reclamações?

Destinatários

Pessoas com funções nas áreas de serviço de apoio a clientes, serviço de assistência técnica, comercial, qualidade, serviço pós-venda, bem como outros profissionais envolvidos no processo de reclamações de clientes. Outros interessados nesta temática. Recomenda-se a frequência prévia dos cursos: “Técnicas de atendimento”.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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