Comportamental

Código Designação Precede Duração
1006001 Comunicação Assertiva 3 h
1006005 Organização do Tempo 3 h
1006006 Estilos de Aprendizagem 1,5 h
1006007 Motivação 6 h
1006008 Liderança 6 h
1006009 Gestão de equipas 6 h
1006010 Gestão do Tempo 6 h

Comunicação Assertiva

Importância e aplicabilidade

O ato de comunicar é uma das formas fundamentais da existência humana. A comunicação desempenha um vasto conjunto de funções indispensáveis à própria natureza do Homem. O estilo de comunicação assertivo caracteriza-se pela capacidade de afirmação das opiniões, vontades e sentimentos próprios, respeitando e promovendo os dos outros e assume-se como a forma mais eficaz no relacionamento interpessoal.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que é Assertividade? Quais são os comportamentos ditos assertivos? Como comunicar assertivamente com os outros? Que estilos comunicacionais são mais predominantes e como se caracterizam? Qual o impacto da assertividade na eficácia da comunicação interpessoal?​

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Organização do Tempo

Importância e aplicabilidade

É muito importante saber equilibrar o tempo, planeando e definindo a ordem de prioridades porque ao perder o controlo do tempo, o stress aumenta, a saúde fica afetada e a produtividade diminui.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Como planear o tempo? Quais as principais orientações para a elaboração do plano? Como gerir o tempo de forma eficaz? Quais são as principais técnicas de gestão do tempo? Qual a melhor distribuição do tempo no agendamento de tarefas? Porquê e como delegar tarefas?

Destinatários

Todos os interessados

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Estilos de Aprendizagem

Importância e aplicabilidade

A importância da formação em riscos psicossociais e stresse no trabalho é crucial numa sociedade onde o ambiente laboral exerce uma influência significativa na saúde e bem-estar dos colaboradores. Este tipo de formação não apenas sensibiliza os profissionais para os potenciais fatores de risco psicossocial, mas também fornece ferramentas práticas para lidar com o stresse no ambiente de trabalho. Saiba quais são os principais estilos de aprendizagem e como é que a Plataforma eAcademy se adequa a todos os estilos. São 4 os estilos de aprendizagem: visual, auditivo, reflexivo e cinestésico. Os estilos de aprendizagem compreendem a forma como cada pessoa apreende a informação à sua volta, a interioriza e a utiliza na prática. A identificação do estilo de aprendizagem permite que conheça a forma como aprende melhor e contribui para facilitar, enriquecer e tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e adequado ao seu estilo enquanto aprendente.

Destinatários

Todos os interessados.

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Motivação

Importância e aplicabilidade

Atualmente, um dos maiores desafios das organizações é criar um ambiente de trabalho motivador para os seus colaboradores. Estudos comprovam que colaboradores desmotivados tendem a diminuir os seus níveis de produtividade. Se o contexto laboral não promover níveis de satisfação proporcionais ao esforço investido no desempenho das tarefas, há uma tendência natural para a desmotivação e consequente queda da produtividade. No sentido de promover uma motivação organizacional, é necessário que os colaboradores adotem uma atitude pró-ativa no desempenho do seu trabalho e isso deve ser incentivado pelo responsável da organização, que deve estar ciente das suas necessidades e de como os manter altamente motivados. 

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os conceitos associados à motivação? Quais são as principais teorias motivacionais? Como organizar o trabalho dos colaboradores promovendo a motivação? Qual a relação entre a motivação e a liderança de equipas de trabalho? Qual o papel da criatividade na motivação dos colaboradores? Que influência tem a motivação no sucesso da organização?

Destinatários

Todos os trabalhadores independentemente do cargo desempenhado na empresa, com particular importância para os que têm de gerir pessoas e equipas. Outros interessados nesta temática.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Liderança

Importância e aplicabilidade

O processo de liderança é essencial na atividade da equipa, evitando disfuncionalidades. E a razão é simples, mesmo que a equipa seja muito autónoma, os membros da equipa têm sempre necessidade de um “chefe” para estarem ligados ao sistema global da organização, otimizar as relações de interdependência e receber apoio da hierarquia. Mais do que gerir, liderar é o processo através do qual um indivíduo influencia outros membros da equipa, uma vez que “Liderar não é impor, mas despertar nos outros a vontade de fazer.”

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os principais conceitos e definições associados à liderança? Como se distinguem os comportamentos do chefe e do líder? Que capacidades básicas são atribuídas ao líder? Como deve ser organizado o trabalho segundo os princípios da liderança? Quais são as principais teorias da liderança? Que características apresentam os diferentes estilos de Liderança? Como se caracteriza a liderança situacional? Destinatários Todos os trabalhadores que desempenham ou possam vir a desempenhar cargos de coordenação e chefia (de uma forma permanente ou em equipas-projeto). Outros interessados nesta temática. Aconselha-se a frequência prévia do curso “Motivação”.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão de equipas

Importância e aplicabilidade

Uma equipa é um conjunto de indivíduos associados para a realização de uma ação conjunta. O modo de funcionamento das equipas resulta de numerosos fatores como a experiência, o envolvimento dos seus membros, o seu nível de desenvolvimento e, ainda, do seu gestor. Gerir equipas é uma necessidade central nas empresas e é cada vez mais exigente. A reunião da equipa traduz-se numa das maiores atividades de gestão e é fundamental tanto para a coesão da equipa como para o envolvimento de cada elemento. A gestão de equipas eficaz é essencial para garantir o seu equilíbrio e, por isso, é importante atender a essa necessidade para que o trabalho se desenvolva de forma sólida e eficaz.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Como se define o conceito de equipa? Como se distingue um grupo de uma equipa? Quais são os estádios de desenvolvimento de uma equipa e de um grupo? Qual a influência da comunicação no relacionamento interpessoal de uma equipa? Quais são os princípios de uma equipa? O que contribui para a coesão do grupo? Que papéis poderão ser desempenhados pelos elementos da equipa? Que importância tem a manutenção da equipa? Qual o modelo de gestão de equipas mais utilizado? De que forma é que o Teambuilding poderá reforçar a união da equipa? Como gerir conflitos numa equipa adotando uma atitude pró-ativa? Qual o impacto da assertividade na resolução de conflitos de uma equipa?

Destinatários

Todos os trabalhadores que desempenham ou possam vir a desempenhar cargos de coordenação e chefia (de uma forma permanente ou em equipas-projeto). Outros interessados nesta temática. Aconselha-se a frequência prévia dos cursos “Motivação” e “Liderança”.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão do Tempo

Importância e aplicabilidade

A tensão provocada devido à falta de tempo para alcançar os objetivos pretendidos é uma ameaça que provoca, com frequência, situações geradoras de stress. Os níveis crescentes de stress, associados a uma gestão ineficaz do tempo, contribuem para o decréscimo da produtividade no trabalho. Por isso, é importante equilibrar o tempo, planeando e definindo a ordem de prioridades porque ao perder o controlo do tempo, o rendimento diminui, o stress aumenta e a saúde fica afetada. .

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os conceitos associados à temática da gestão do tempo e ao stress?​ Qual é a relação entre o tempo e o stress? Qual é a relação entre o tempo e a produtividade? Que ferramentas podem ser utilizadas na gestão do tempo? Como organizar eficazmente o trabalho? Qual a influência de uma boa gestão do tempo no desenvolvimento de projetos? Quais são as estratégias de gestão do stress mais comuns?

Destinatários

Todos os trabalhadores que desempenham ou possam vir a desempenhar cargos de coordenação e chefia (de uma forma permanente ou em equipas/projeto). Outros interessados nesta temática.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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