Informática

Código Designação Precede Duração
1003001 Microsoft Excel – Introdução à folha de cálculo 3 h
1003006 Microsoft PowerPoint 3 h
1003007 Microsoft Word - Edição e Formatação de documentos 3 h
1003008 Microsoft Word – Formatação Avançada de documentos 3 h
1003009 Apresentações dinâmicas com Prezi 3 h
1003011 Criação e Gestão de Sites 3 h
1003012 Gestão de reservas online 3 h
1003016 Ferramentas Office do Google e partilha de informação 3 h
1003017 SEO e Google Analytics 3 h
1003019 Comunicação empresarial e redes sociais 3 h
1003020 Facebook e Instagram para Empresas 4 h
1003021 Linkedin para Empresas 3 h

Microsoft Excel - Introdução à folha de cálculo

Importância e aplicabilidade

O uso de folhas de cálculo eletrónicas permite que milhares de pessoas e organizações possam analisar e controlar desde as mais simples despesas domésticas até aos mais complicados cálculos industriais, nomeadamente nas áreas: administrativa, financeira, de produção e comercial. O Excel é uma folha de cálculo desenvolvida pela Microsoft® e que pode ser utilizada para manipular tabelas de dados, em particular numéricos. Este é o primeiro de um conjunto de (mini) cursos que lhe permitirão, rever ou, aprender a utilizar uma folha de cálculo através do programa Microsoft Office Excel.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que é uma célula? O que é célula ativa e referência única? Quais são as operações básicas do programa Excel? Como é que se introduzem dados numa folha de cálculo? Que tipos de formatação de células existem? E como aplicá-los a um bloco de células? Como inserir e copiar fórmulas? O que são referências? E como distinguir referências relativas de referências absolutas e referências mistas?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Microsoft PowerPoint

Importância e aplicabilidade

O PowerPoint é um programa de criação de apresentações desenvolvido pela Microsoft® e é utilizado por milhões de utilizadores em todo o mundo, tanto a nível escolar como a nível empresarial. Este programa permite criar apresentações, com recurso a animações, efeitos e transições, com vista a uma aparência atrativa e profissional.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Em que consiste o programa PPT? Quais são as principais potencialidades do PPT? Quais são os principais recursos disponíveis para criar apresentações? Como inserir um diapositivo na apresentação? Como editar e personalizar a apresentação com efeitos, animações e transições? Como é feita a apresentação dos diapositivos?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Microsoft Word -Edição e Formatação de documentos

Importância e aplicabilidade

A formatação avançada de documentos em Microsoft® Office Word possibilita a criação de documentos com aspeto altamente profissional, elevado impacto visual e com maior complexidade. Este segundo curso potenciará a automatização e personalização de tarefas repetitivas na edição de documentos.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Que estilos de texto estão disponíveis e como alterá-los? ​ Como configurar tabelas e esquemas (SmartArt)? O que são e como funcionam as hiperligações? Como criar índices automáticos e legendas para as imagens e quadros? O que são notas de rodapé e notas de fim?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Microsoft Word – Formatação Avançada de documentos

Importância e aplicabilidade

A formatação avançada de documentos em Microsoft® Office Word possibilita a criação de documentos com aspeto altamente profissional, elevado impacto visual e com maior complexidade. Este segundo curso potenciará a automatização e personalização de tarefas repetitivas na edição de documentos.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Que estilos de texto estão disponíveis e como alterá-los? ​ Como configurar tabelas e esquemas (SmartArt)? O que são e como funcionam as hiperligações? Como criar índices automáticos e legendas para as imagens e quadros? O que são notas de rodapé e notas de fim?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Apresentações dinâmicas com Prezi

Importância e aplicabilidade

O Prezi veio revolucionar o cenário das apresentações ao apresentar uma navegação não linear, tornando-se um forte concorrente ao tradicional PowerPoint. Este assenta no conceito do quadro negro (ou branco), tornando a apresentação totalmente dinâmica com efeitos de zoom e de profundidade. Oferece diversas funcionalidades, distribuídas por diferentes planos, na sua maioria pagos. Ao longo deste curso vamos apresentar o plano de utilização gratuito e respetivas funcionalidades, sendo que estas são suficientes para criar apresentações mais dinâmicas, criativas e atraentes.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que é e para que serve o Prezi? Quais são as funcionalidades básicas (e gratuitas) deste programa? Que ferramentas estão disponíveis no plano de utilização gratuito do programa? Como criar e inserir conteúdo/objetos numa apresentação Prezi? Que vantagens apresenta a utilização de um template pré-definido? Como proceder à apresentação de um Prezi? É possível partilhar uma apresentação Prezi com outras pessoas, mesmo que não sejam utilizadores Prezi? Como criar apresentações em colaboração com outros utilizadores Prezi?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Criação e Gestão de Sites

Importância e aplicabilidade

O desenvolvimento exponencial da Internet e dos seus serviços, como é o caso da Web, impulsionou o aparecimento de inúmeras ferramentas para a criação de sites. As chamadas ferramentas Web 2.0 são intuitivas, dispõem de interfaces amigáveis e atrativos e permitem ao utilizador comum, ou seja, sem conhecimentos de programação, a criação, personalização e gestão de espaços online das mais variadíssimas áreas e temáticas.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​Quais são as etapas de criação de um site? Como personalizar o seu espaço online? Que plugins se podem acrescentar ao site e em que medida estas valorizam o seu espaço? Como gerir o seu site e as suas publicações/produtos/serviços, assim como as respetivas visitas e consultas?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Gestão de reservas online

Importância e aplicabilidade

São cada vez mais as pessoas que recorrem à Internet para reservar e comprar viagens; marcar consultas, massagens ou cabeleireiro; reservar mesa num restaurante ou quarto em hotéis, etc. Aprender a gerir reservas online é, atualmente, muito simples e intituivo pois são várias as ferramentas direcionadas para esse efeito.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são as plataformas de gestão de reservas online mais utilizadas? Como operacionalizar a gestão de reservas online? Que benefícios advêm do recurso a plataformas de reservas online?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Ferramentas Office do Google e partilha de informação

Importância e aplicabilidade

O Google começou como motor de busca ou pesquisa de informação na Internet e é, atualmente, o líder mundial das pesquisas online. O seu rápido crescimento levou a que, ao longo do tempo, muitos outros serviços fossem desenvolvidos, como é o caso do Google Docs (criação online e colaborativa de documentos). Com uma conta Google, o utilizador tem acesso gratuito a um conjunto alargado de ferramentas e funcionalidades, com inúmeras vantagens seja a nível pessoal ou profissional.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Que tipo de documentos é possível criar nos Documentos? ​Como criar documentos colaborativamente?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

SEO e Google Analytics

Importância e aplicabilidade

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, versátil e que pode ser utilizada para maximizar os seus resultados de SEO (search engine optimization). Esta permite que as PMEs, sem colaboradores especializados em SEO, percebam se a sua estratégia de pesquisa (ou falta dela) está a funcionar e ainda dar-lhe algumas dicas de como proceder nesse sentido.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​Como configurar a sua conta no Google Analytics? Como potenciar o tráfico do seu site/loja online? Que estratégias são mais adequadas?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Comunicação empresarial e redes sociais

Importância e aplicabilidade

As redes sociais fazem cada vez mais parte do nosso quotidiano, seja em contexto de lazer ou no âmbito profissional. A revolução digital tem proporcionado o crescimento e promoção das empresas portuguesas, em especial das pequenas e médias empresa. Este curso explora, de modo geral, o contexto de desenvolvimento das redes sociais e as suas funcionalidades.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​O que são redes sociais? Quais são as redes sociais mais utilizadas? Como utilizar o Twitter ou o Facebook? Que cuidados devem ser tidos em consideração na utilização das redes sociais?

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Facebook e Instagram para Empresas

Importância e aplicabilidade

Até há bem pouco tempo, às PMEs bastava o passa-palavra e outros meios tradicionais de marketing. Com o desenvolvimento exponencial das tecnologias digitais, é fundamental que as empresas adotem novas e inovadoras técnicas de marketing, nomeadamente marketing digital focado nas redes sociais. Este é um de vários cursos que aborda o potencial económico do uso das redes sociais, em particular o Facebook e o Instagram, em contexto empresarial.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que caracteriza o Facebook e como tirar partido dele? Como criar uma página empresarial no Facebook? Para que serve o Instagram? Como anunciar produtos/serviços no Instagram?​

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados.

Duração

4 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes

 

Linkedin para Empresas

Importância e aplicabilidade

O Linkedin é a rede social mais conhecida e utilizada no domínio profissional. Esta potencia o estabelecimento de relacionamentos profissionais com outros utilizadores, mas também a divulgação do seu currículo, competências e participação em projetos e, ainda, a procura de novos desafios e empregos. A nível empresarial, é usada para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades, entre outras atividades.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​Como criar um perfil empresarial no Linkedin? Quais são os procedimentos para criar anúncios e partilhar publicações no Linkedin? Como gerir a sua conta empresarial no Linkedin? O que potencia o perfil da sua empresa no Linkedin?

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

Envie-nos uma mensagem para saber mais detalhes