Gestão interna das organizações

Código Designação Precede Duração
1008001 Conceitos fundamentais de Marketing 6 h
1008002 Elaboração de Plano de Marketing e Vendas 6 h
1008003 Implementação de estratégia de Marketing digital 3 h
1009001 Princípios gerais de contabilidade e fiscalidade 6 h
1009002 Análise de demonstrações financeiras e rácios 6 h
1009003 Elaboração de plano de negócios 6 h
1009004 Gestão de tesouraria 6 h
1010001 Recrutamento e seleção 6 h
1010002 Gestão e retenção de talentos 6 h
1010003 Gestão de objetivos e recompensas 6 h
1010004 Aspetos fundamentais de legislação laboral 3 h
1010006 Aspetos fundamentais do processamento de salários 3 h
1010007 Novo RGPD - Conceitos fundamentais 3 h
1010008 Gestão da formação interna 3 h
1010009 Obrigatoriedade do Código de Conduta 3 h
1010010 Acolhimento e Integração (Onboarding) 3 h
1011002 ISO 9001 - Preparação para a certificação 9 h
1011004 ISO 9001 - Auditorias Internas 3 h
1011039 Riscos Psicossociais e Stresse no Trabalho 25 h

Conceitos fundamentais de Marketing

Importância e aplicabilidade

O mercado empresarial está em constante mudança e evolução, o que coloca grandes desafios às organizações que para serem capazes de competir neste mercado e serem bem sucedidas precisam de dar resposta às necessidades da própria organização (dirigentes e colaboradores), dos clientes e da comunidade em geral. Cada empresa / entidade deve ser considerada um caso individualizado, devendo cada uma, de forma criativa, encontrar as soluções que mais se adequem à sua realidade, tendo em conta a sua estratégia organizacional. Nesse sentido, o marketing é hoje importante numa ótica empresarial que permita às organizações dar resposta às necessidades e competir neste mercado em constante mudança, mas também numa perspetiva pessoal, uma vez que cada pessoa deve explorar o melhor de si e saber como se posicionar enquanto profissional nesta realidade.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que significa Marketing? Como evoluiu o conceito de Marketing? Quais são os objetivos do Marketing? Quais são os principais tipos de Marketing? O que são os Ps e o que significam os 7 Ps? Quais são as bases para a definição de uma estratégia de marketing? Que tipo de consumidores existem no mercado atual?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Elaboração de Plano de Marketing e Vendas

Importância e aplicabilidade

Após definir a estratégia de marketing que mais se adequa ao seu produto/serviço, é tempo de elaborar o plano de marketing que lhe permitirá atingir o pretendido, ou seja, como alcançar os objetivos estabelecidos anteriormente. Um plano de marketing funciona como um ponto de referência, que mostra a direção a seguir e orienta o trabalho de todos os envolvidos na empresa, mantendo-os focados e a trabalhar para um objetivo comum.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que é um plano de marketing? ​Quais são as principais etapas de elaboração de um plano de marketing? Que aspetos devem ser considerados para a elaboração de um plano de marketing? Quais são as vantagens de ter um plano de marketing?

Destinatários

Todos os interessados

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Implementação de estratégia de Marketing digital

Importância e aplicabilidade

O Marketing digital consiste numa abordagem ao mercado centrada na Internet e nas novas tecnologias digitais. Dado que são cada vez mais os consumidores que recorrem aos meios eletrónicos para efetuarem as suas compras e informarem-se sobre os mais diversos produtos/serviços, a aposta numa estratégia de Marketing digital é essencial para dar resposta às reais necessidades e satisfazer os seus clientes neste novo milénio, ao mesmo tempo que maximiza as suas vendas e, consequentemente, os seus lucros.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Em que consiste o Marketing digital? ​ Como surgiu o marketing digital? O que distingue o Marketing Inbound do Marketing Outbound? O que signfica B2B e B2C? Quais são as principais estratégias de marketing digital? O que são os 4 Cs do marketing digital?

Destinatários

Todos os interessados

Duração

4 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Princípios gerais de contabilidade e fiscalidade

Importância e aplicabilidade

Ter a contabilidade da sua empresa em dia é, não só uma necessidade, como uma obrigação. Esta fornece-lhe informações relevantes sobre o património da empresa, permitindo-lhe ter um conhecimento realista da sua situação económica e financeira e, assim, poder tomar decisões conscientes e objetivas. Por outro lado, é fundamental conhecer as obrigações fiscais em vigor no nosso país.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Em que consiste a contabilidade? ​ Quais são os princípios da contabilidade? Como distinguir entre contabilidade geral e contabilidade analítica? O que implica a contabilidade organizada e em que situações se aplica? Que impostos lhe são tributados pelo Estado? Quais são as datas mais relevantes no que diz respeito aos pagamentos ao Estado?

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Análise de demonstrações financeiras e rácios

Importância e aplicabilidade

Ao executar uma análise das demonstrações financeiras de uma empresa obtém um diagnóstico da sua real situação económica e financeira. Neste curso vamos abordar os quatro tipos de demonstrações financeiras que as empresas são obrigadas a apresentar anualmente, e de como, a partir destas, se definem e interpretam os principais indicadores (rácios) relacionados com a estrutura de capitais da empresa.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que é uma demonstração financeira?​ Quais são os tipos de demonstrações financeiras e o que significam? ​ Como realizar um balanço? Como elaborar uma demonstração de resultados? Que indicadores (rácios) são mais importantes e, consequentemente, devem ser analisados?

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados. 

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Elaboração de plano de negócios

Importância e aplicabilidade

Há quanto tempo pensa em lançar aquele produto/serviço que considera estar em falta ou ser um acréscimo útil ao mercado atual? Elaborar um plano de negócios não é mais do que a materialização, num documento, da sua ideia de negócio e do modo como esta será explorada, ou seja, das etapas de implementação com vista a atingir os objetivos pretendidos. O desenvolvimento estruturado deste irá demonstrar-lhe se o negócio é viável, com base nas estratégias, dados de mercado e gestão financeira considerados.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os principais elementos a considerar no seu plano de negócios? Como calcular as estimativas das suas vendas? O que é uma demonstração de resultados e como elaborá-la? Quais as vantagens de elaborar um plano de negócios? O que deve considerar no balanço provisional? Como elaborar o plano de tesouraria do seu negócio?

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão de tesouraria

Importância e aplicabilidade

Assegurar uma adequada gestão de tesouraria é fundamental para garantir o curso normal das operações nas empresas, evitando-se ruturas ao nível do pagamento de salários e fornecedores. É necessário fazer um adequado planeamento dos fluxos de recebimentos e pagamentos, permitindo que atempadamente se possam tomar medidas corretivas (por exemplo, financiamento bancário).

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Como elaborar um orçamento de tesouraria? Analisar os prazos de recebimento de clientes e e de pagamento a fornecedores? Como planear adequadamente os impostos a pagar? Como estabelecer o equilibrio de tesouraria? Quais as alternativas em caso de deficit de tesouraria? Como recorrer ao financiamento bancário? Como utilizar os desvios da tesouraria para melhorar a gestão global da empresa?

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Recrutamento e seleção

Importância e aplicabilidade

O recrutamento e seleção de colaboradores é uma atividade que influencia ativamente o sucesso das empresas. Tem como objetivos chave atrair, filtrar, selecionar e contratar pessoas para funções específicas, tendo em consideração as vagas disponíveis. Quando o desempenho de uma dada atividade é realizada por profissionais selecionados com rigor, quer a qualidade dos produtos/serviços tende a ser superior, como também o retorno financeiro é maior.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​No que consiste o processo de recrutamento e seleção? ​ Quais são as principais etapas de recrutamento de seleção? Como preparar e realizar entrevistas de seleção profissional? O que é um recrutamento interno e como se distingue do recrutamento externo? Como criar anúncios de recrutamento eficazes? Que tipo de entrevistas são mais comuns?

Destinatários

Colaboradores que desempenham funções na área de Recursos Humanos. Outros interessados.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão e retenção de talentos

Importância e aplicabilidade

Sabia que, de acordo com uma estatística internacional, 64% das empresas têm dificuldade em reter os seus colaboradores cujo desempenho é acima da média? A implementação de uma estratégia de gestão e retenção de talentos não é fácil, pois o mercado de trabalho está em atualização constante e os profissionais de hoje, altamente qualificados, sabem o que querem e onde o procurar. Apostar nos talentos da sua empresa é fundamental para a sua sobrevivência mas também para fazer face a um mercado cada vez mais complexo e competitivo.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​O que se entende por talento? Como gerir os talentos da sua empresa? Que estratégias de gestão de talentos são mais comuns? Quais são os benefícios da retenção de talentos?

Destinatários

Colaboradores que desempenham funções na área de Recursos Humanos. Outros interessados.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão de objetivos e recompensas

Importância e aplicabilidade

Os recursos humanos de uma empresa são o seu bem mais valioso, contudo estes nem sempre se encontram motivados ou devidamente empenhados no seu trabalho. Esta situação poderá decorrer da não integração dos objetivos dos colaboradores nos objetivos da empresa ou ainda da ausência de um sistema de recompensas. Neste curso vamos explorar a importância de uma estratégia de objetivos e recompensas como forma de motivar os seus colaboradores, aumentar a produtividade da empresa e apostar na interligação dos objetivos individuais com os objetivos coletivos da empresa.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os principais objetivos da implementação de um sistema de recompensas? Como alinhar os objetivos individuais dos colaboradores com a estratégia e objetivos da empresa? Que tipo de recompensas são mais comuns? Quais as vantagens da implementação de um sistema destes nas empresas?

Destinatários

Para colaboradores e chefias responsáveis pela gestão das redes sociais de uma empresa. Outros interessados.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Aspetos fundamentais de legislação laboral

Importância e aplicabilidade

A legislação laboral portuguesa está assente no Código do Trabalho – Lei nº 7/2009 de 12 de fevereiro. Contudo, este não é um documento fechado, bem pelo contrário, sofrendo alterações a par das mudanças governativas e do próprio sistema jurídico. A sua aplicação implica o conhecimento de conceitos, procedimentos e normas essenciais, de modo a que se estabeleçam relações laborais de acordo com as orientações legais em vigor.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Qual os artigos mais relevantes da legislação laboral? ​ O que define e caracteriza um contrato de trabalho? Quais são as modalidades e as condições de prestação de um contrato de trabalho? Como se processa a retribuição? Que condições se aplicam à obrigatoriedade e frequência de formação profissional? Quais são as regras para a cessação de contratos de trabalho?

Destinatários

Colaboradores que desempenham funções na área de Recursos Humanos. Outros interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Aspetos fundamentais do processamento de salários

Importância e aplicabilidade

O processamento de salários é uma atividade mensal de contabilidade comum a todas as empresas, que consiste no registo dos valores que os colaboradores e chefias/gestores auferem mensalmente. Seja esta tratada internamente por colaboradores especializados ou externamente por um Técnico Oficial de Contas (TOC), os aspetos a ter em conta na sua realização são muitos e diferem de funcionário para funcionário. Com as novas regras de processamento de salários, por via da entrada em vigor do Orçamento de Estado para 2018, é fundamental estar-se atualizado para se atuar em conformidade com as normas legais.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​Quais são os aspetos a ter em consideração no processamento de salários? Que contribuições são devidas ao Estado? Qual a taxa de IRS de acordo com os dados de cada colaborador? Como e quando efetuar o pagamento dos subsídios de Férias e Natal? Como se processam as faltas dos colaboradores?

Destinatários

Colaboradores que desempenham funções na área de Recursos Humanos. Outros interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Novo RGPD - Conceitos fundamentais

Importância e aplicabilidade

O novo Regulamento de Proteção de Dados, estabelece regras de proteção de dados pessoais mais rigorosas, aplicáveis desde o dia 25 de maio de 2018, que conferem aos titulares de dados um maior controlo sobre os seus dados e condições mais equitativas às empresas. A falta de confiança dos titulares de dados nas antigas regras de proteção de dados estava a travar a economia digital e a criação de um conjunto de regras iguais para todas as empresas que efetuam tratamento de dados na UE resulta numa maior facilidade do ponto de vista negocial, reduzindo os custos e ajudando as empresas a crescer.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que se entende por Proteção de Dados? Em que consiste o novo RGPD? Que princípios devem ser considerados na proteção de dados? Quais os direitos dos titulares de dados? Quais são as novas regras do RGPD? Quem são os intervenientes no tratamento de dados e quais são as suas obrigações e responsabilidades? Quem é obrigado a nomear um Encarregado de Proteção de Dados e quais as suas funções? Como garantir a segurança na proteção de dados pessoais? Quais são os tipos de sanções a aplicar pelas autoridades de controlo e os valores das coimas por incumprimento do RGPD?

Destinatários

Todos os interessados

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão da formação interna

Importância e aplicabilidade

A formação é um instrumento estratégico de gestão de pessoas nas organizações, potenciando o aumento de conhecimentos, capacidades e competências dos colaboradores, para fazer face aos desafios do mercado empresarial em termos de competitividade, inovação e qualidade. A gestão da formação interna permite criar valor ao nível dos RH através da aposta em ações formativas desenvolvidas com base nas necessidades organizacionais específicas e permite também aproveitar e maximizar os recursos humanos, financeiros e materiais dentro da empresa.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são as fases do ciclo de formação? Em que consiste e como é feito o Diagnóstico de Necessidades de Formação? Qual a importância da formação nas organizações? Quais são as fases da planificação da atividade formativa? Como deve ser elaborado o plano de formação? Qual a importância da avaliação da formação interna? Quais são os níveis de avaliação da formação de Kirkpatrick?

Destinatários

Gestores e coordenadores de formação e outros profissionais do departamento de formação e de RH.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Obrigatoriedade do Código de Conduta

Importância e aplicabilidade

O Código do Trabalho estabelece que o assédio no trabalho é um comportamento indesejado com o objetivo de perturbar ou constranger o trabalhador e, como tal, deve ser prevenido e combatido. Apesar da legislação existente, a Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto, veio reforçar a proteção aos trabalhadores e estipular punições mais graves. Entre as novas medidas, destaca-se a obrigatoriedade das empresas, com sete ou mais trabalhadores, disporem de código de conduta, com o objetivo de prevenir e combater o assédio no trabalho.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais as diferentes formas de assédio no trabalho? Quem deve ser abrangido pelo código de conduta da empresa? Quais os princípios que o código de conduta deve contemplar? Que salvaguardas devem ser consideradas para o trabalhador queixoso? Como deve ser comunicado o código de conduta?

Destinatários

Todos os interessados

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Acolhimento e Integração (Onboarding)

Importância e aplicabilidade

Assim que surgiu o discurso da influência da estratégia na obtenção de vantagens competitivas, este foi adotado em múltiplas áreas. A gestão de recursos humanos não foi exceção. A Gestão de Recursos Humanos (GRH) ambiciona assim uma posição estratégica na empresa, procurando um lugar para a função nos conselhos de administração e uma participação ativa na definição da estratégia de negócio, com o objetivo de tornar os RH numa função de importância equivalente à demais (produção, finanças, marketing, estratégia, …). Uma das actividades da GRH que mais tem contribuído para esta diferenciação é o processo de acolhimento e integração (ou onboarding) de novos colaboradores, na medida em que o sucesso de um novo colaborador na empresa depende em grande medida da sua socialização e adaptação à cultura desta. Para ser bem sucedido, o onboarding deverá ser pensado de modo a permitir que os novos colaboradores se sintam confortáveis e valorizados como membros da equipa, contribuindo para um ambiente de trabalho positivo e para a lealdade deste para com a organização.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os principais fatores de mudança na gestão de recursos humanos? Que papéis são assumidos atualmente pela gestão de recursos humanos? O que se entende por gestão estratégica de recursos humanos? Qual a importância dos programas de acolhimento e integração na socialização de novos colaboradores? O que distingue as principais políticas de socialização? Quais são as vantagens, quer para as organizações quer para os colaboradores, do processo de acolhimento e integração? Como organizar e o que falar no dia do acolhimento? No que consiste o enquadramento funcional? O que se entende por gestão de desempenho e como estabelecer padrões de desempenho? Qual a finalidade do manual de acolhimento das organizações?

Destinatários

Colaboradores que desempenham funções na área de Recursos Humanos. Outros interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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ISO 9001 – Preparação para a certificação

Importância e aplicabilidade

Quando uma empresa pretende obter a certificação pela ISO 9001, deverá assumir um conjunto de compromissos e implementar um sistema de gestão capaz de assegurar o cumprimento dos princípios e requisitos da norma. Apesar de, em muitas situações haver recurso a consultoria externa, é indispensável que toda a empresa esteja envolvida e que exista uma equipa interna oriunda das diferentes áreas da empresa que participa na concepção do sistema.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais os princípios a que deve obedecer um sistema de gestão? Quais os requisitos normativos que o sistema deve assegurar? Quais os principais documentos que o sistema de gestão deve contemplar? Como deve ser definida a pilotagem do sistema?

Destinatários

Todos os interessados

Duração

9 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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ISO 9001 - Auditorias Internas

Importância e aplicabilidade

De acordo com a norma ISO 9001, a empresa deve assegurar que são realizadas auditorias internas para avaliar a conformidade com as disposições planeadas e os requisitos desta norma, determinando se o sistema está implementado e é mantido com eficácia. Ou seja, as auditorias internas (realizadas por um colaborador/auditor da empresa ou por um auditor externo/contratado) têm como finalidade a recolha de informação sobre o funcionamento dos processos inerentes à empresa e a qualidade com que são executados. Esta é, assim, uma forma da empresa se preparar para as auditorias de acompanhamento e de renovação da certificação.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: No que consistem as auditorias internas? ​ Quem leva a cabo as auditorias internas e em que condições? Que aspetos deverão ser tidos em consideração numa auditoria interna? Quais as competências exigidas ao auditor interno?

Destinatários

Todos os interessados

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Riscos Psicossociais e Stresse no Trabalho

Importância e aplicabilidade

A importância da formação em riscos psicossociais e stresse no trabalho é crucial numa sociedade onde o ambiente laboral exerce uma influência significativa na saúde e bem-estar dos colaboradores. Este tipo de formação não apenas sensibiliza os profissionais para os potenciais fatores de risco psicossocial, mas também fornece ferramentas práticas para lidar com o stresse no ambiente de trabalho. Ao compreender e identificar os riscos psicossociais, os colaboradores tornam-se mais aptos a lidar com desafios emocionais, promovendo um ambiente de trabalho saudável. A formação ajuda a criar uma cultura organizacional que valoriza o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, contribuindo para a prevenção de problemas de saúde mental e para o aumento da produtividade. Além disso, a aplicabilidade da formação em riscos psicossociais e stresse no trabalho é transversal a diversas áreas profissionais. Desde a gestão de equipas até aos colaboradores individuais, todos beneficiam ao compreenderem como mitigar o stresse e promover a saúde mental no ambiente laboral. Em resumo, a formação nesta área não é apenas uma resposta proativa à crescente consciencialização sobre a importância da saúde mental, mas também uma estratégia eficaz para construir ambientes de trabalho sustentáveis, onde os colaboradores se sentem apoiados e capazes de prosperar.

Objetivos do curso

No final do curso, os participantes terão adquirido conhecimentos abrangentes para liderar eficazmente na gestão de riscos psicossociais e stresse no ambiente de trabalho. Essas habilidades incluem a identificação e avaliação de riscos, intervenção proativa e estratégias preventivas, gestão emocional através de ferramentas práticas como mindfulness e resiliência, e a capacidade de oferecer apoio individual e coletivo em situações de stresse laboral. O curso visa criar líderes capazes de promover ambientes de trabalho saudáveis, equilibrados e resilientes.

Destinatários

Todos os interessados.

Metodologia

Formação e-learning.

Módulos do curso

Módulo 1: Introdução aos riscos psicossociais Módulo 2: Síndrome de Burnout Módulo 3: Mobbing (Assédio Laboral) Módulo 4: Workaholic (Vício Laboral) Módulo 5: Stresse no trabalho

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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