Saúde

Código Designação Precede Duração
1001008 Primeiros socorros – Básico 3 h
1001009 Primeiros socorros – Emergência Médica e SBV (Suporte Básico de Vida) 1001008 6 h
1001010 Prevenção de conflitos e stress no trabalho 6 h
1001034 First Aid Training 6 h
1006002 Gestão de Stress no Trabalho 3 h
1006003 Gestão de conflitos 3 h
1006004 Inteligência Emocional e Criatividade 3 h

Primeiros socorros - Básico

Importância e aplicabilidade

Os princípios gerais do socorrismo são: Prevenir, Alertar e Socorrer. O objetivo da prevenção é diminuir o número de acidentes ou, na impossibilidade de os impedir, minimizar as suas consequências. A prevenção tem duas etapas: Prevenção primária – ações a realizar antes do acidente ocorrer e Prevenção secundária – conjunto de ações a realizar após a ocorrência do acidente. Para prevenir estas situações é necessário saber como atuar em casos de emergência que exigem uma intervenção específica, qualificada e atempada.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os princípios básicos do socorrismo? Quais são as características socorrista; Como é constituído o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)? Qual o papel do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)? Como se processa a informação de emergência médica? Qual a importância da imunização ou vacinação? Que materiais devem constar na mala de primeiros socorros? Como promover boas práticas de gestão dos primeiros socorros? Como efetuar o exame primário à vítima? E o exame secundário? Quais são as principais características de casos de emergência médica, como feridas e corpos estranhos, intoxicações e venenos e lesões músculo-esqueléticas? Que procedimentos devem ser adotados na desobstrução da via aérea de uma vítima? Como proceder para colocar uma vítima em posição lateral de segurança (PLS)? Como se efetua o rolamento e o levantamento de vítimas?

Destinatários

Todos os trabalhadores independentemente do cargo desempenhado na empresa. Outros interessados nesta temática.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

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Primeiros socorros – Emergência Médica e SBV (Suporte Básico de Vida)

Importância e aplicabilidade

Os primeiros socorros avançados incluem o suporte básico de vida (SBV). Esta é a técnica utilizada numa situação de paragem cardiorrespiratória, que é preciso reverter, exigindo a intervenção de técnicos especializados e qualificados. O SBV contribui para a preservação da ventilação e da circulação de modo a manter a vítima viável até que possa ser instituído o tratamento médico adequado e, eventualmente, se restabeleça o normal funcionamento respiratório e cardíaco. Outras situações de emergência médica exigem a atuação do socorrista com o intuito de preservar a vida da vítima e impedir o agravamento do seu estado de saúde.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Qual o significado da sigla SBV? Que procedimentos devem ser adotados para o SBV? Quais são os riscos para o reanimador na realização desta técnica? Como se classificam as hemorragias? Quais as principais causas das fraturas e como se classificam? Como proceder em caso de fratura? Como identificar os diferentes tipos de estados de choque? Quais os procedimentos a adotar em caso de choque? Como se classificam as queimaduras em termos de gravidade? Como diferenciar a asma da bronquite? Quais são os sintomas dos traumatismos crânio-encefálicos? Como atuar em caso de traumatismo crânio-encefálico? Quais são os tipos de diabetes? Como atuar em situações de emergência relacionadas com a diabetes? O que é a lipotimia? Quais são os sintomas da epilepsia? O que é dor precordial? Como se caracteriza um acidente vascular cerebral (AVC)?

Destinatários

Todos os interessados nesta temática. Público em geral.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

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Prevenção de conflitos e stress no trabalho

Importância e aplicabilidade

Os conflitos têm consequências muito pesadas no ambiente organizacional, uma vez que podem levar a uma redução da produtividade e afetar a rentabilidade da empresa. Os riscos psicossociais e o stress relacionado com o trabalho são das questões que maiores desafios apresentam em matéria de segurança e saúde no trabalho. Têm um impacto negativo significativo na saúde das pessoas, organizações e economias nacionais. A prevenção de conflitos e stress no trabalho pode, assim, ser definida como a capacidade de se antever tensões, identificar as fontes e impedir o crescimento de desacordos, encontrando soluções satisfatórias para todas as partes envolvidas no ambiente organizacional, sendo um bom investimento para as entidades empregadoras e um imperativo legal estabelecido em normativos comunitários e nacionais.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: Quais são os principais conceitos associados ao conflito? Como prevenir e gerir conflitos de modo pró-ativo? O que se entende por stress e quais os seus principais sintomas? Como identificar o stress associado às condições de trabalho? Qual o impacto do stress na produtividade das empresas? Quais são os riscos psicossociais relacionados com o stress no trabalho? Como proceder de modo a prevenir os riscos psicossociais associados ao stress?

Destinatários

Todos os trabalhadores independentemente do cargo desempenhado na empresa. Outros interessados nesta temática.

Duração

6 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

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First aid training

Importance and applicability:

At any moment, you or someone around you could experience an injury or illness. Using basic first aid, you may be able to stop a minor mishap from getting worse. In the case of a serious medical emergency, you may even save a life. That’s why it’s so important to learn basic first aid skills. To build on the information you learn here, considering taking a first aid course.

Training objectives and Training Program:

At the end of this training, e-learners should be able to identify some situations based on the symptoms presented by the victim. They will be able to apply techniques that, in a first phase, may keep the victim stable until the arrival of 112. The structure of this course is composed of 33 sessions, divided based on the symptoms presented by the victim and each situation.

Target Audience:

All interested

Duration:

9 hours

Methodology:

E-Learning training.

Evaluation:

Throughout the course you will come across three types of assessment: – Diagnostic assessment (diagnostic test included in Module 0 of each course)​ – Formative/continuous assessment (at the end of each session) – Summative assessment (final assessment test available after completing 75% of the total course time). – The final grade of the course will be the result obtained in the final assessment test.

Certification

Certification in the course requires staying on the platform for at least 75% of the total course time, passing the final assessment test (minimum 10 points) and completing the training satisfaction questionnaire. After fulfilling these criteria, trainees will obtain a Professional Training Certificate issued by the SIGO Platform (GEPE – Ministry of Education), as provided for in Ordinance No. 474/2010, of 8 July.  

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Gestão de stress no trabalho

Importância e aplicabilidade

O stress relacionado com o trabalho é uma das questões que maiores desafios apresenta na sociedade atual. Este tem um impacto negativo significativo na saúde das pessoas, organizações e economias nacionais. A gestão de stress pode ser definida como a capacidade de se antever tensões, identificar as fontes e impedir o crescimento de desacordos, encontrando soluções satisfatórias para todas as partes envolvidas no ambiente organizacional, sendo um bom investimento para as entidades empregadoras e um imperativo legal estabelecido em normativos comunitários e nacionais.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que se entende por stress e quais os seus principais sintomas? Como identificar o stress associado às condições de trabalho? Qual o impacto do stress na produtividade das empresas? Quais são os riscos psicossociais relacionados com o stress no trabalho? Como proceder de modo a prevenir os riscos psicossociais associados ao stress?​

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Gestão de conflitos

Importância e aplicabilidade

Os conflitos têm consequências muito pesadas no ambiente organizacional, uma vez que podem levar a uma redução da produtividade e afetar a rentabilidade da empresa. Ao gestor/líder cabe a responsabilidade de administrar os conflitos de forma a aumentar os seus efeitos positivos e minimizar os efeitos negativos, quer na dinâmica organizacional como na vida de cada indivíduo.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: ​O que se entende por conflito? Quais são as origens do conflito? Que estilos de gestão de conflitos são mais comuns? Como prevenir e gerir conflitos de modo pró-ativo? O que é a mediação? Como mediar conflitos?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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Inteligência emocional e criatividade

Importância e aplicabilidade

Atualmente, um dos maiores desafios das organizações é criar um ambiente de trabalho motivador e promover a inovação através da criatividade. Neste sentido, é fundamental apostar na criatividade e na inteligência emocional como fator central não só para uma relação interpessoal positiva, mas também para o bom desempenho dos colaboradores.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: O que é a Inteligência Emocional?​ Quais são as principais competências da IE? Qual a influência de Daniel Goleman no domínio da Inteligência Emocional? Em que consiste a criatividade? Qual o papel da inteligência emocional e da criatividade nas organizações?

Destinatários

Todos os interessados.

Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​ Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão) Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso). A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  

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